Abril é o mês oficial do combate à dopagem no mundo e o boliche apoia o #jogolimpo

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, divulgou ofício sobre o mês comemorativo de combate ao dopping, abril. O documento destaca, ainda, que a pandemia do novo coronavírus paralisou as atividades em geral mundo afora, o que também afetou a entidade: "As restrições impostas pelas autoridades para evitar a disseminação da doença, o que gerou até o adiamento dos Jogos de Tóquio 2020, também mexeu com o dia a dia das organizações antidopagem. Aos poucos, vamos encontrando uma nova forma de atuar com segurança e respeito".

Apesar do momento, a ABCD afirma que não deixou de difundir a cultura do #JOGOLIMPO e segue empenhada na implementação do Programa Brasileiro Antidopagem em 2020, cjua meta é ter todas as entidades de administração e prática do Sistema Nacional do Desporto participando da campanha - a Confederação Brasileira de Boliche (CBBOL) recebeu, em março, a certificação da ABCD, resultado de um processo que começou em 2019, após o envio de todos os documentos necessários, como o calendário de competições e ações programadas para confirmar adesão à campanha #JOGOLIMPO, que visa à luta permanente contra a prática de uso ilícito de substâncias proibidas que podem alterar o resultado esportivo.

Guy Igliori, presidente da CBBOL, destaca que no boliche os casos são muito raros, tendo sido reportados apenas dois em todo o mundo, mas, em qualquer esporte, há risco e é uma responsabilidade de todos: "São necessárias ações constantes educativas e a realização de exames aleatórios".

A Autoridade Brasileira segue a política mundial de tolerância zero para combater qualquer conduta antiética nesse contexto e proteger a integridade no esporte e atua com foco máximo na área de educação antidopagem. Um das prioridades para este ano é a tradução de seis módulos da plataforma de ensino à distância oficial da Agência Mundial Antidopagem, com previsão para lançamento no segundo semestre.

Confira o último boletim de notícias da ABCD aqui.

Saiba mais sobre o boliche nas redes sociais do @bolichebrasil.