Brasil participa do primeiro mundial júnior de boliche

O primeiro Torneio Mundial Júnior sub 18 será realizado em Paris, entre os dias 17 e 24 de março deste ano, e com a participação de atletas brasileiros. Esta é a intenção da Confederação Brasileira de Boliche, que está convocando os jogadores da categoria para a seleção que irá para França.

Aprovado em assembleia internacional em 2017, o primeiro sub 18 vai integrar a lista do calendário mundial, que já conta com os torneios Mundial Masculino, Mundial Feminino, Mundial Combinado com Homens e Mulheres e Mundial Juvenil (sub21).

O intuito da criação desta competição é mostrar à comunidade internacional a presença expressiva de atletas com menos de 18 anos de ambos os sexos no boliche. A escolha de Paris também é estratégica, já que o esporte está pleiteando a inclusão nas Olímpiadas de Verão que serão realizadas em 2024.

Outra novidade está no modelo de contagem de pontos, mais intuitivo e simples, que estreia no torneio. A proposta é facilitar a compreensão de quem não pratica a modalidade com frequência, para alcançar mais espectadores.

Segundo o presidente da CBBOL, Guy Igliori, será também “uma ótima oportunidade para apresentar ao Comitê Olímpico Internacional o alcance do esporte junto ao público juvenil, seja como participante ou como espectador”. Ele ainda destaca: “Poderemos testar o impacto do novo modelo de contagem dos pontos, no qual o strike vale 30 pontos e não depende das próximas jogadas, como adotado no sistema atual", afirma Guy.

Atualmente, a soma dos pontos depende dos lançamentos subsequentes - por exemplo, ao fazer um strike,  derrubando os 10 pinos em uma única jogada, será necessário saber quais serão os 2 próximos lançamentos. O máximo de pontos de uma partida segue sendo 300, mas no novo modelo de contagem , que é mais simples e direto, após cada jogada todos podem visualizar o total do placar. E Paris será o teste do novo modelo. O campeonato será transmitido ao vivo na página www.2019wjc.worldbowling.org.

Leiam a íntegra da convocação: AQUI