Crianças e adultos podem aprender a jogar boliche com o campeão pan-americano

Marcelo Suartz, medalhista de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2015, no Canadá, está ensinando crianças e adultos as técnicas que desenvolveu em mais de 20 anos de prática. O brasileiro começou a jogar boliche ainda criança e hoje é considerado um dos melhores do país e do mundo.

As aulas são promovidas no Boliche Social Club do Norte Shopping, no Rio de Janeiro, às quartas-feiras, no período noturno, para crianças de 8 a 15 anos e adultos novatos. A escolinha está no terceiro mês de atividade e os alunos já participaram de campeonatos: “Os alunos estão levando o curso a sério e estão animados -  nesse período já disputaram o Campeonato Carioca jogando na Liga do Boliche ”, afirma Suartz.  

Uma das expectativas para quem investe no aprendizado do esporte é a oportunidade estudar nos EUA com bolsa de estudo, como ocorreu com o próprio Marcelo, que formou-se em marketing em Webber, na Flórida, e fez parte da equipe de boliche da universidade: “É viável sim, dependendo do nível de boliche e da quantidade de medalhas, então é necessário investir desde cedo na atividade”.

 

Para estimular essa possibilidade, parte das aulas é em inglês, já que a maioria dos termos utilizados no esporte é nesse idioma. A interdisciplinaridade também abarca a matemática, aplicada no curso para ensinar os movimentos iniciais: “ A ideia é garantir uma base de jogo física para que os alunos não criem vícios errados”, define.  

Além de ter conquistado a 1ª medalha de ouro do Brasil na história da modalidade no Pan, ele tem mais uma das três medalhas do país nos Jogos – em 2011, Marcelo Suartz trouxe para o Brasil um bronze individual da competição no México.

Guy Igliori, presidente da Confederação Brasileira de Boliche (CBBOL), destaca a iniciativa do atleta: "Como qualquer esporte, o boliche exige prática. Ter a orientação e as dicas de um campeão como o Marcelo fazem toda a diferença no treinamento”.

Para saber mais, entre em contato pelo e-mail suartzma@gmail.com ou pelo Instagram @marceloboliche.