Globo Esporte: Marcelo Suartz ganha a medalha de prata e ouro escapa por apenas um ponto no boliche

Brasileiro buscava o bicampeonato na prova de individual masculino mas foi superado pelo americano Nicholas Pate, por 190 a 189, nos Jogos Pan-Americanos de Lima

Por apenas um ponto o brasileiro Marcelo Suartz não conquistou a medalha de ouro e o bicampeonato nos Jogos Pan-Americanos. Nesta terça-feira, ao ser derrotado pelo americano Nicholas Pate, por 190 a 189, ele encerrou sua participação em Lima com a medalha de prata.

- Óbvio que queria ter conseguido o ouro, o bicampeonato. Durante quatro anos trabalhei minha parte mental, minha preparação física, a estratégia de jogo e fiz tudo que podia fazer fora das pistas para chegar ao meu melhor aqui. Cheguei na última partida e estava literalmente com o jogo na minha mão e na última bola precisa fazer nove ou strike para evitar o empate e ser campeão, mas acabei deixando sete pinos - disse Suartz.

A terça-feira começou com a disputa entre os oito melhores. E Suartz terminou na segunda colocação e, em seguida, apareceu o americano Pate.

Nas semifinais, Suartz não teve dificuldades para superar o porto-riquenho Jean Perez. O brasileiro totalizou 234 e, o adversário, 213. Na outra partida, Pate travou um duelo acirrado com o seu compatriota Jacob Butturff e o superou por 275 a 268.

A decisão foi disputada com um grande equilíbrio entre Suartz e Pate. Mas o brasileiro, que buscava o bicampeonato pan-americano da prova, não conseguiu superar o americano. Na última bola, ele precisava derrubar oito pinos para pelo menos empatar, mas só conseguiu sete e terminou com a prata.

- Joguei na pista da direita e nela ainda não tinha encontrado o ângulo certo para fazer strike. Fiz mais uma tentativa no último arremesso, dei o meu máximo e a bola não chegou onde precisava chegar. Saio de cabeça erguida, dei o meu melhor aqui. E foi a terceira medalha de Pan-Americano. Agora, completou: bronze, ouro e prata - contou Suartz, que nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 ficou na terceira colocação.

O porto-riquenho Jean Perez e o americano Jacob Butturff ficaram com o bronze.

(Globo Esporte, 30/07/2019)