Stephanie Martins destaca boliche brasileiro feminino na Copa Mundial

A recordista Stephanie Martins terminou em oitavo lugar entre 60 mulheres de todo o mundo em torneio realizado na Indonésia em novembro, após 40 games. Essa foi a melhor posição já alcançada por uma brasileira na Copa Mundial QubicaAMF, tradicional competição que acontece anualmente desde 1964. A 55.ª edição reuniu 133 participantes de 75 países na disputa. 

"Com certeza estou muito feliz, apesar de não ter sido o resultado esperado... mas foi um torneio muito difícil no geral e consegui entrar entre as 8 melhores do mundo. E acho que o mais impressionante foi conseguir fazer isso sozinha, simplesmente com o que aprendi esses últimos anos com pessoas importantes na minha formação", destacou Stephanie.

Aos 28 anos, a atleta, filiada ao Esporte Clube Pinheiros e à Federação Paulista de Boliche, também participa de eventos oficiais da PWBA (Professional Women Bowlers Association), nos Estados Unidos, e já representou o Brasil na Copa Mundial outras três vezes, classificando-se, em todas, entre as melhores 24 jogadoras. 

A primeira participação dela foi em 2015 (51.ª edição em Las Vegas nos Estados Unidos), quando terminou na 19.ª posição com média de 196,72 em 32 games. Em 2017, na 53.ª edição, terminou em 14.ª lugar, com média 200,81 pinos em 32 games. No ano seguinte participou da 54.ª edição, novamente em Las Vegas, e ficou com a 20.ª posição, com 197,38 pinos de média em 32 games.

Para Guy Igliori, presidente da Confederação Brasileira de Boliche (CBBOL), o resultado obtido é, sem dúvida, fruto do empenho da esportista: "Ela se dedica nacional e internacionalmente para evoluir sempre. Muitas vezes sem apoio e sem investimento para que isso ocorra. Estar entre os 10 primeiros em um mundial é muito expressivo e só comprova a constante evolução da atleta e fortalece a modalidade".

Os brasileiros no Mundial 2019

Após vencerem a etapa classificatória disputada junto com a XIV Copa Pinheiros, Stephanie Martins e Renan Zoghaib foram selecionados para representar o Brasil na Copa Mundial. A classificatória brasileira para a 55.ª Copa Mundial de Boliche QubicaAMF foi a XXVII Copa Brasil QubicaAMF, realizada de 27 de julho a 4 de agosto de 2019.

A próxima edição do evento será no Kwait, na segunda quinzena de novembro, no Kuwait Bowling Sporting Club, a casa do Presidente da World Bowling, o sheik Talal Mohammed Al Sabah. O edifício tem 7 andares, 48 pistas QubicaAMF no térreo e uma sala VIP com 10 pistas, além de shopping, cafés, restaurantes, hotel e uma academia com piscina e vista para o boliche. 

Os representantes brasileiros em 2020 serão escolhidos na XXIX Copa Brasil QubicaAMF junto com a 15.ª Taça Pinheiros, entre 27 de junho e 5 de julho de 2020, no Bolix do Shopping Grand Plaza, em Santo André, SP.

(Com informações de boliche.com.br)